Assaltaram a gramática
Meteram poesia, na bagunça do dia-a-dia
Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica
Lá vem o poeta com sua coroa de louro
Agrião, pimentão, boldo
O poeta é a pimenta do planeta
(Malagueta!)
Assaltaram a gramática
O português é resultado da transformação do latim vulgar (uma das variantes da língua romana) e do galego (falado na província da Galícia - hoje em território espanhol). Essas línguas sofreram muitas transformações ao longo do tempo, e só no século 13 foi publicado um texto mais próximo do que hoje consideramos a língua portuguesa (leia mais sobre essa evolução abaixo). O idioma falado no Brasil sofreu ainda várias influências, como as dos povos africanos e indígenas.
Para poder ler com conforto, clique na imagem |
Definitivo
Plano de Aula
Atividade: Análise da linguagem empregada em propagandas e charges sobre os Jogos Olímpicos: comparação com os Jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).
Objetivos: familiarizar os alunos com a linguagem do jornalismo impresso, ou digital; desenvolver a leitura crítica de anúncios publicitários, por meio da leitura de elementos da linguagem; comparar o que se veicula sobre o mesmo evento atualmente e o próximo (cediado no Brasil); desenvolver a consciência da situação em que se encontra o nosso país e se terá suporte para cediá-lo.
Conteúdo: apresentação das características da linguagem jornalística; análise textual dos elementos da linguagem das propagandas e das charges; produção de texto dissertativo. Proposta didática interdisciplinar de Língua Portuguesa, Geografia, História e Educação Física.
Público: ciclo dois do Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio.
Material necessário: fotos das propagandas e charges (impressas ou publicadas no blog, ou em apresentação de power point).
Desenvolvimento da aula:
1ª. Aula: apresentação das propagandas e dos principais elementos da linguagem jornalística: slogan, logotipo, título, fontes, imagem, cores, pluralidade de idéias, objetividade, gênero informativo etc.
As propagandas serão apresentadas numa sequência proposital: primeiro os anúncios da atual Olimpíada, uma charge criticando a desigualdade de patrocínio e investimento no esporte dos países participantes do evento. Em seguida, os anúncios favorecendo os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, por último, as charges que criticam a estrutura do país para receber este grande evento, cada uma critica um aspecto (político, social, violência, etc.)
2ª. Aula: aplicação dessa discussão na análise das charges, em comparação com os anúncios publicitários oficiais. Em grupos, os alunos deverão identificar os elementos e, posteriormente, analisar como eles produzem sentido: se está exaltando as qualidades ou se critica algum elemento já de conhecimento prévio, ou não. Caso não tenham o devido conhecimento, poderão discutir com o outro colega, ou realizar uma pesquisa posterior. Eles deverão registrar esta análise para ter argumento na sua futura dissertação.
3ª. Aula: transposição de gêneros. Os alunos deverão produzir textos opinativos, sobre a visão da mídia sobre os próximos Jogos Olímpicos, que serão no Rio de Janeiro. O que a mídia e o próprio aluno esperam do evento. O que deve ser feito, ou melhorado, para o país desenvolver este evento com eficácia.
Critérios de avaliação: Verificar : envolvimento; aplicação dos elementos na análise e o nível de argumentação, além das questões linguísticas do texto dissertativo.
Responsável: Natassia Contrera (Aluna de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras)
Tapete enfeitado para a procissão de Corpus Christi |
Operários (1933) – Tarsila do Amaral |