Pré-modernismo
23 de março de 2011 by Natassia in Assuntos: , , , ,

O Pré Modernismo não foi bem uma escola Literária, mas esse movimento ocorreu apenas no Brasil, foi uma época de transição que variadas tendências e estilos literários conviviam, por exemplo poetas parnasianos e simbolistas continuavam a produzir obras de cultimos, formalismo e estilos próprios, e escritores que começavam a desenvolver um novo regionalismo, outros preocupados com uma literatura política e outros, ainda, com propostas realmente inovadoras.


Escritores do Pré-modernismo

Na poesia, o principal representante do Pré-Modernismo no Brasil é Augusto dos Anjos,  Eu (1912) com poemas que desafiam classificações rígidas e inserem em nosso contexto cultural algumas características universalmente modernas.

Na prosa, destacam-se três escritores, que se debruçaram sobre a realidade do país, produzindo obras críticas e questionadoras. Euclides da Cunha – Os sertões (1902); Lima Barreto – Triste fim de Policarpo (1915); Monteiro Lobato -Urupês  (1918); Graça Aranha – Canaã (1902).


Principais obras do Pré-modernismo

Cronologia do Pré- Modernismo no Brasil – Momento de transição entre a tradição literária (século XIX) e sua ruptura radical, que inaugura o Modernismo (séculoXX).

* Início: por volta de 1902 – Publicação de Os sertões, de Euclides da Cunha.
* Término: 1922 – Semana de Arte Moderna.

Retirado do blog Not1


Natassia

Postar um comentário