Tarsila do Amaral
1 de setembro de 2011 by Natassia in Assuntos: , , , , , , ,

Nasceu em Capivari, interior de São Paulo, chamada "Terra dos Poetas" em 1886 e faleceu em 1973. Educada por uma professora belga, aos 16 anos foi estudar em Barcelona, Espanha.
Na França, estudou com os melhores artistas na Academia Julian e no ateliê de Émile Renard. Conheceu Pablo Picasso e, com base nesse econtro, adotou leveza no traço, cores menos terrosas. Matizes impressionistas e cubistas. De volta ao Brasil, uniu-se à geração de 1922, meses depois da famosa Semana. Formou, então, o Grupo dos Cinco, ao lado de Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade e com eles promovia reuniões quase diárias em seu ateliê oara discutir obras e tendências.
Em 1924, em uma viagem a Minas Gerais redescobre-se como pintora: a mistura do clima pastoril com o barroco das cidades históricas influencia sua fase Pau-Brasil. Carlos Drummond de Andrade chama a atenção para seus tons amarelo vivo, rosa violáceo, azul pureza, verde cantante.
Em 1928, seu presente - a tela Abaporu - para o marido Oswald de Andrade deflagou o movimento Antropofágico. O quadro virou uma espécie de símbolo da vanguarda modernista.



Abaporu


Além de Abaporu, Tarsila pintou outras obras representativas do modernismo brasileiro, como Morro da favela, de 1925, Os operários, de 1933.


Morro da favela

Os operários

Antropofagia

Hoje, dia 01 de setembro, Tarsila do Amaral faria 125 anos e foi homenageada no silte Google:


Texto retirado da apostila Positivo - Literatura (2ª série Ensino Médio)

Natassia

Postar um comentário